sábado, 24 de setembro de 2011

Parabéns Jim Henson, criador dos marretas



A Google comemora o 75º aniversário de Jim Henson (1936-1990), famoso mestre de marionetas norte-americano. Henson criou algumas das mais famosas personagens do programa infantil Sesame Street (A Rua Sésamo) e toda uma série de personagens inesquecíveis para o programa The Muppet Show (Os Marretas).

Henson modernizou o mundo das marionetas, utilizando novos materiais, como a espuma poliuretano e técnicas de movimento (nomeadamente a nível de movimento de olhos e boca) que tornavam as marionetas menos rígidas e muito mais expressivas e apelativas. Em baixo Henson com a sua criação mais famosa, o sapo Cocas.


Henson criou muitas das marionetas do programa infantil Sesame Street, como o Poupas, gigante pássaro amarelo, Elmo e o Mostro das Bolachas, incapaz de resistir a uma bolacha. A figura em baixo apresenta os personagens mais representativos (da esquerda para a direita): Monstro das Bolachas, Prairie Dawn, Poupas, Egas, Elmo, Becas, Ferrão e Gualter.

As personagens criadas por Henson para o Sesame Street são ainda hoje famosas e participam em diferentes versões do programa produzidas e emitidas por canais de televisão de todo o mundo. Em baixo Elmo (que representa uma criança de 3 anos) canta com Katy Perry uma versão adaptada da música Hot N Cold, chamada Hot and Cold (Quente e Frio, em inglês) sobre opostos, para um episódio deste programa infantil. (Esta versão não chegou a fazer parte do episódio).


The Muppet Show foi criado por Henson em 1976. Era um programa semanal para todas as idades, com novos personagens (marionetas). Todas as semanas era apresentado um convidado especial. O vídeo seguinte apresenta a abertura de um dos episódios do The Muppet Show (com o actor Roger Moore como convidado especial).


Muitos dos “marretas” ficaram na memória de miúdos e graúdos, em especial o sapo Cocas, a Miss Piggy e o urso Fozzie.


Em Portugal The Muppet Show apareceu na RTP em 1979, com o título Os Marretas. A minha personagem preferida é o Chef Sueco (“Bork! Bork! Bork!”).

Existe também um marreta que é um cientista maluco, chamado Bunsen Honeydew (em homenagem ao químico alemão Robert Bunsen (1811-1899)), sempre acompanhado pelo seu assistente relutante Beaker (gobelé ou copo de reacção, em português). O nome "honeydew" é uma referência à forma da cabeça (honeydew melon, melão em inglês) do marreta. O vídeo seguinte apresenta papel à prova de fogo..


Henson também realizou vários filmes com marretas e participou como consultor e/ou especialista em marionetas em filmes de outros realizadores.
O logótipo da Google foi feito em cooperação com Jim Henson Company. É constituído por 6 marionetas digitais. Quando se clica no botão por debaixo de cada marioneta ela passa a seguir o cursor do rato no ecrã. Ao clicar os botões direito ou esquerdo do rato a marioneta abre a boca. É assim possível fazer as marionetas falar. A figura seguinte apresenta várias expressões possíveis feitas pela marioneta amarela (Crédito: Jim Henson Company and Google - Google Doodle).


As marionetas do logótipo da Google podem fazer outros truques. A marioneta vermelha com óculos põe os óculos a girar por cima da sua cabeça e a marioneta mais à direita, com cara de poucos amigos devora a sua companheira à direita (esta última acaba por reaparecer no logótipo alguns segundos depois. A figura seguinte é uma composição de dois truques.



Nota: Este site apresenta informação variada sobre Jim Henson, os seus colaboradores e as suas personagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário