quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Um guerreiro grande e poderoso

Foi descoberta uma vespa guerreira de proporções épicas na ilha de Sulawesi, Indonésia. Com quase 4 cm de comprimento (machos), a nova vespa é uma das maiores conhecidas actualmente. As fêmeas são um pouco mais pequenas que os machos, como se pode ver pela figura seguinte (Crédito: Kathy Keatley Garvey).


Mas o mais impressionante nesta nova espécie é as mandíbulas do macho. Quando fechadas vão “de lado a lado” da cabeça do insecto. Quando abertas são maiores do que as patas dianteiras, facto que leva os investigadores a questionarem-se sobre a forma de locomoção desta nova espécie. A imagem seguinte mostra uma vespa macho de perfil (Crédito: Kathy Keatley Garvey). No canto superior direito é possível ver a cabeça da vespa macho, com as suas poderosas mandíbulas (Crédito: Andrew Richards, Bohart Museum of Entomology).


A nova vespa foi descoberta por Lynn Kimsey, taxonomista de insectos e especialista em abelhas e vespas nas montanhas de Mecongga, no sudeste da ilha de Sulawesi. Kimsey é a directora do Museu Bohart de Entomologia (ramo da zoologia que se dedica ao estudo de insectos), da Universidade da Califórnia, Davis.

A vespa agora descoberta é um predador pertencente á família Crabronidae, do género Dalara. Kimsey deu-lhe o nome de garuda, um guerreiro mitológico do hinduísmo e do budismo, parte homem, parte ave. O garuda é um símbolo nacional da Indonésia (embora neste caso seja representado como uma águia).


Kimsay integra uma equipa da Universidade da Califórnia, Davis, que estuda a biodiversidade da ilha de Sulawesi. Durante a expedição (que teve início em 2008) Kimsay encontrou 6 espécimes desta vespa guerreira. Foram também descobertos e identificados uma nova espécie de morcego, duas de sapos/rãs, dois lagartos, dois peixes, um caranguejo terrestre e muitos, muitos insectos. Kimsay referiu que “vai levar anos, talvez gerações para estudar todos [estes insectos]”.

Kimsay revelou grande preocupação quanto à preservação da biodiversidade das montanhas de Mecongga. O local foi alvo de desflorestação nas últimas décadas (para aproveitamento/exploração das madeiras) e as autoridades locais pretendem autorizar a abertura de uma exploração mineira de níquel a céu aberto (Crédito: Sadalmelik/Wikipedia).





Notas:

(1) Adaptado de dois artigos, um do Departamento de Entomologia da Universidade da Califórnia, Davis e outro da revista New Scientist.

(2) A imagem seguinte mostra uma estátua de garuda. A fotografia foi tirada na cidade indiana de Mayapur (Crédito: GourangaUK/Wikipedia).

Sem comentários:

Enviar um comentário