quarta-feira, 31 de agosto de 2011

110º aniversário da primeira carreira de eléctrico em Lisboa



A Google comemora hoje o 110º aniversário da inauguração da primeira linha de eléctrico em Lisboa. Uma das primeiras linhas a ser aberta, o nº 15 entre Cais de Sodré e Algés, ainda está activa. A figura seguinte mostra um eléctrico articulado, utilizado na carreira nº 15.
Em cima é visível o conjunto de linhas eléctricas que alimentam o eléctrico (Crédito: Carris).


Os eléctricos são (uma espécie de) carruagens movidas a electricidade, que se deslocam sobre carris embutidos na calçada. Em Lisboa os eléctricos vieram substituir os “americanos”, muito semelhantes. A figura seguinte mostra um eléctrico passando em frente ao teatro D. Maria, em Lisboa, cerca de 1901. De lado a carruagem apresenta o nome da companhia. A electricidade era transferida pelo bordão que liga o eléctrico à linha (Crédito: Carris).


Os “americanos” devem o seu nome ao seu local de origem (EUA). Eram uma espécie de carruagem puxada por uma parelha de cavalos. Os “americanos” também se moviam sobre carris. A fotografia seguinte, de 1873 mostra um “americano” passando (também) em frente ao Teatro D. Maria, no Rossio (Crédito: Carris).


Os eléctricos vieram a tomar o lugar dos americanos, não só porque eram mais rápidos mas porque eram mais baratos: manter todos os cavalos que puxavam os “americanos” implicava tratadores, grandes quantidades de palha e pelo menos três locais de guarida em Lisboa, em S. Amaro e no Arco Cego. O “americano” desapareceu por volta de 1905.

A figura seguinte, de 1950, mostra um eléctrico com um “saiote”, estrutura que permitia recolher os peões incautos que eram colhidos pelos eléctricos. Nessa altura já os carros estacionados ocupavam a rua (Crédito: Carris).


Os eléctricos reinaram em Lisboa no princípio do século XX. Uma primeira tentativa da Carris em 1912 para introduzir autocarros não correu bem. Só em 1944 apareceu a primeira carreira de autocarros definitiva. No entanto a manutenção elevada das linhas eléctricas e das linhas de carris e o incorrecto estacionamento de carros sobre as linhas, levou ao progressivo desaparecimento dos eléctricos de Lisboa.

A figura seguinte mostra uma carruagem da carreira nº 12, esperando na Praça da Figueira (Crédito: LHOON).


Actualmente existem carreiras ainda activas e um percurso para turistas. O nº 15, existente desde o início foi ”reestruturado”, com a introdução de novas carruagens. Recomendo vivamente uma viagem na carreira nº15, que segue pela zona ribeirinha da Praça do Comércio até Algés, e uma viagem na carreira nº 28, que nos transporta por Lisboa antiga. Sempre que possível a viagem deve ser feita nas carruagens antigas!

A figura seguinte é de uma carruagem da carreira nº 28, em caminho para a Graça (Crédito: fajna_asia/Panoramio).




P.S.: Este doogle é exclusivamente português!

Nota: É possível encontrar muita informação sobre eléctricos e outros elementos da Carris aqui.

2 comentários:

  1. Obrigado por esta breve visita histórica aos "carris" de Lisboa. As imagens antigas são espectaculares.

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  2. Parabéns pelo blog em geral, e obrigada pelo texto que assinala o 110º da primeira carreira do eléctrico em Portugal (e com referência à homenagem da Google a este dia) - faltava-me. Sou uma daquelas lisboetas sortudas que sempre que pode não dispensa uma viagem no 28 da Carris (carruagens antigas) no regresso a casa - mas sempre muito distraída.
    Reforço os meus parabéns pelo blog e os textos nele divulgados - estimulam a curiosidade, despertam para um olhar activo sobre o redor, transformam conteúdos densos em conhecimento a partir de então assimilado, ao alcance de um clic "enter". Rigorosos e exigentemente ilustrados, apresentam uma linguagem inteligente e sensível - límpida. O que aprendi aqui, posso agora ensinar. Visitarei todos os dias!
    Ass.: Maria João (Lisboa)

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