terça-feira, 12 de julho de 2011

A Catedral de São Basílio faz 450 anos

A Google comemora o 450º aniversário da Catedral de São Basílio, a catedral ortodoxa mais famosa de Moscovo.


A catedral, que marca o centro geométrico de Moscovo, foi mandada construir pelo czar Ivan o terrível para comemorar a conquista das cidades Kazan e Astrakhan pelo exército russo. As obras decorreram entre 1555 e 1561. Reza a lenda que Ivan mandou cegar o arquitecto que concebeu a catedral, para que não pudesse conceber outro edifício tão belo.

Inicialmente a catedral era constituída por uma igreja central rodeada por oito igrejas menores. Mais tarde (1588) foi construída uma outra pequena igreja, sobre o túmulo de São Basílio, que dá o nome popular à catedral. Cada uma das nove igrejas laterais apresenta uma cúpula em forma de cebola, decorada com cores vivas. As cúpulas representam chamas elevando-se para o céu. Os materiais de construção mais importantes são a pedra e o tijolo. As cores vivas são um acrescento posterior (Credito fotográfico: Thibault Constans/Wikipédia, adap.).



A cidade de Moscovo comemora o aniversário da catedral de São Basílio com uma exposição sobre São Basílio, a decorrer na catedral. Este santo viveu (e morreu) durante o reinado do czar Ivan. Era uma espécie de eremita, que roubava em lojas para entregar aos mais pobres e era muitas vezes visto a percorrer as ruas de Moscovo nu, mesmo no Inverno.

São Basílio criticou duramente o czar Ivan. No entanto o czar nunca o maltratou porque considerava que São Basílio "um vidente dos corações e mentes das pessoas". Inclusive foi um dos que transportou o caixão de São Basílio. Na figura seguinte é possível ver à esquerda a cúpula da capela onde está o túmulo de São Basílio e à direita um ícone deste santo, situado na catedral.




Apesar de considerada um ícone desde a sua construção, a catedral sofreu bastante durante o regime comunista. Foi interdita ao culto em 1929 e Estaline considerou seriamente demoli-la porque não se enquadrava nos seus planos urbanísticos. Antes disso já Napoleão a mandara destruir, felizmente sem sucesso. A figura seguinte é um postal, anterior a 1917.

Sem comentários:

Enviar um comentário