segunda-feira, 25 de julho de 2011

Afinal Plutão tem (pelo menos) quatro luas!

Foi descoberta uma quarta lua (satélite natural) orbitando em torno de Plutão. A descoberta desta lua, que tem o nome provisório de P4, foi possível recorrendo a imagens de Plutão, obtidas pelo ao telescópio espacial Hubble. A P4 tem entre 13 e 34 km de diâmetro e encontra-se entre as luas Hidra e Nix, descobertas em 2005 também pelo telescópio espacial Hubble. A figura seguinte apresenta um esquema do sistema de Plutão e as quatro luas conhecidas. Crédito: NASA, ESA e A. Feild (STScI).


Pensa-se que o sistema de luas de Plutão resulta do choque com outro corpo celeste. As luas teriam resultado de pedaços maiores do corpo celeste, enquanto que os pedaços menores se agrupariam, formando anéis de rochas. Ao tentar determinar a existência destes anéis foram tiradas fotografias a Plutão e as suas luas utilizando um maior tempo de exposição. O aumento do tempo de exposição da fotografia tornou visível a lua P4.


A lua P4 foi observada pela primeira vez a 28 de Junho de 2011. A 3 e a 18 de Julho foram tiradas duas novas fotografias a Plutão e as suas luas, que permitiu confirmar que P4, o pequeno ponto luminoso se move em torno de Plutão. A figura anterior apresenta as fotografias tiradas a 28 de Junho (à esquerda) e a 3 de Julho (à direita) a Plutão e as suas luas. As quatro luas encontram-se identificadas. O grande tempo de exposição cria um ruído de que resulta um fundo salpicado e também cria as riscas diagonais. Crédito: NASA, ESA, e M. Showalter (SETI Institute).

A figura seguinte corresponde a uma sobreposição das fotografias obtidas pelo Hubble a 28 de Junho e a 3 de Julho de 2011, permitindo ver as trajectórias das luas de Plutão (assinadas com as setas verdes). Crédito: NASA, ESA, and Z. Levay (STScI).


É possível que a lua P4 tenha sido observada anteriormente. No entanto o pequeno tempo de exposição da fotografia não permitiu visualizar a pequena lua.

A descoberta da “nova” lua de Plutão insere-se no estudo deste planeta anão feito utilizando o Hubble, em preparação para a aproximação da Sonda New Horizons a Plutão. A sonda New Horizons foi lançada da Terra em 2006 e irá atingir Plutão, o seu objectivo de estudo, em 2015. O objectivo inicial de estudo era determinar se Plutão está ou não rodeado por um sistema de anéis.

A figura seguinte apresenta uma representação artística de Caronte, Hidra e Nix, vistas de Plutão. Crédito: NASA, ESA e G. Bacon (STScI).





Nota: Plutão foi descoberto em 1930. Em 1978 foi descoberto o seu primeiro satélite, Caronte. Caronte tem perto de 1043 km de diâmetro, cerca de metade do diâmetro de Plutão.

Tal como a lua P4, também as luas Hidra Nix foram descobertas quando foram tiradas fotografias com maior tempo de exposição. A figura seguinte é composta por três fotografias do sistema de Plutão, tiradas a 11 de Junho de 2002 (esquerda), 15 de Maio de 2005 (centro) e a 18 de Maio de 2005 (direita). A fotografia à esquerda foi tirada com menor exposiçãoque as outras duas, como pode ser comprovado pela não existência de riscas diagonais. Crédito: NASA, ESA, H. Weaver (JHU/APL), A. Stern (SwRI), e Hubble Space Telescope Pluto Companion Search Team.

Sem comentários:

Enviar um comentário