quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parabens Les Paul!

A Google comemora o 96º aniversário de Les Paul, músico norte-americano, inventor da guitarra eléctrica. O logótipo da Google representa uma guitarra com 10 cordas que tocam quando “dedilhadas” com o rato. Cada corda tem um som específico, podendo ser feitas melodias. Em alguns países (mas não em Portugal) é possível gravar as melodias criadas utilizando a “guitarra” da Google, bastando clicar no botão em baixo, à direita.


Les Paul nasceu Lester William Polsfuss, em 1915. Aos 13 anos já era um artista semi-profissional de música country, tocando guitarra e harmónica ao mesmo tempo. Foi por esta altura que teve a ideia de construir uma guitarra em que fosse possível controlar o volume de som.

A figura seguinte é uma fotografia da Les Paul em 1947 (Crédito: William P. Gottlieb).


Em 1941 Les Paul tocou pela primeira vez uma guitarra eléctrica num concerto. Esta guitarra, que emitia sons sem distorção, era o produto final de muito trabalho de pesquisa, tentativa e erro.

O instrumento era feito a partir de um bloco sólido de pinho e não apresentava caixa de ressonância, o que permitia prolongar o som de uma corda trinada por mais tempo (a caixa de ressonância, embora dando mais volume ao som, leva a uma maior dissipação da energia de vibração da corda, diminuindo a duração do som).

Les Paul apresentou a sua guitarra eléctrica à empresa Gibson, construtora de guitarras e outros instrumentos de cordas percutidas. Mas os responsáveis na época consideraram-na um mau investimento, por requerer a utilização de um amplificador (dois instrumentos em vez deum). Descreveram a guitarra de Les Paul como “uma vassoura com pickups”.

Só no início da década de 1950, ao ver o sucesso comercial feito pela rival Fender com a sua nova guitarra eléctrica, a Gibson aceitou produzir a guitarra de Les Paul. A guitarra desenvolvida por Les Paul, comercializada pela Gibson começou a ser vendida em 1952 e foi um sucesso. Quando o Rock and Roll apareceu a guitarra eléctrica tornou-se o seu representante.

Mas Les Paul não é só conhecido pela invenção da guitarra eléctrica. Foi um músico e compositor talentoso, tanto de Jazz como de música Country, tendo desenvolvido técnicas ainda hoje utilizadas por guitarristas. Les Paul foi também produtor dos seus discos. Introduziu várias técnicas inovadoras como o “overdubbing” (gravação de um trecho musical numa fita sobre gravações prévias de outros trechos musicais para “reforçar” o volume de som) e participou no desenvolvimento do gravador de faixas múltiplas.

Les Paul manteve-se activo até quase à sua morte, em 2009. A fotografia seguinte foi tirada num concerto no Iridium Jazz Club em Nova York, em Outubro de 2008. (Crédito: Thomas Faivre-Duboz/Wikipedia).




Este artigo (em inglês) apresenta mais informação sobre Les Paul.

Sem comentários:

Enviar um comentário