quinta-feira, 16 de junho de 2011

Imagens da NASA do vulcão Puyehue (II)

A erupção do vulcão Puyehue, que teve início a 4 de Junho, tem lançado cinzas para atmosfera. A maior parte das cinzas encontra-se concentrada numa nuvem que segue para Este sobre o continente sul-americano, subindo depois para Nordeste. A figura seguinte foi tirada pelo satélite Terra, da NASA a 13 de Junho (Crédito: NASA Goddard/MODIS Rapid Response Team/ Jeff Schmaltz e Holli Riebeek).


Para além da nuvem é possível ver nesta fotografia as cinzas que se têm depositado ao longo do continente sul-americano ((as áreas mais cinzentas por cima e por baixo da nuvem). O Servicio Nacional de Geología y Minería Chileno (SERNAGEOMIN) considera que o início da época das chuvas que se aproxima poderá provocar a formação de lamas ricas em cinzas, e deslizamentos de cinza (até talvez “lahares”, avalanches de misturas quentes ou frias de água e fragmentos de rocha que desce as encostas de um vulcão e/ou vales de rios cobertos de cinzas).

A figura seguinte apresenta um exemplo de um lahar, descendo a encosta do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia que resultou da erupção de 1985 (Crédito: R. Janda).




Notas:

(1) Este site (em inglês) apresenta informação sobre lahares.

(2) A fotografia do vulcão Puyehue tirada pelo satélite Terra, da NASA a 13 de Junho pode ser vista aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário