domingo, 5 de setembro de 2010

Cinco fotografias de Miguel Claro no NASA Picture of the Day

No dia 18 de Agosto O site Picture of the Day, da NASA, apresentou uma fotografia tirada pelo português Miguel Claro numa praia da Costa da Caparica no dia 12 de Agosto (dia previsto para a chuva de estrelas de Perseidas). A fotografia revela, da esquerda para a direita, Marte, Vénus (o mais brilhante) e Saturno. Em baixo ao centro, por entre duas pessoas, pode ver-se a Lua.


Segundo um artigo do Correio da Manhã “o interesse pela astronomia [de Miguel Claro] começou quando tinha doze anos”. Nesse artigo Claro refere "Primeiro interessei-me pela astronomia e depois pela fotografia. Rapidamente descobri a paixão pela fotografia dos astros".

Esta é a quinta fotografia de Miguel Claro escolhida para Picture of the Day. As outras quatro, todas tiradas em Portugal, são (por ordem cronológica decrescente):

Picture of the day – 5 de Novembro de 2009;
Fotografia tirada em Sobreda, mostra a Lua do Caçador. Esta figura resulta da conjugação de duas fotografias, uma com pequeno e outra com grande tempo de exposição. Esta técnica dá mais ênfase às zonas mais brilhantes da superfície lunar, em detrimento das zonas mais escuras.


Picture of the day – 22 de Novembro de 2008;
Fotografia panorâmica de Lisboa tirada a 13 de Novembro a partir do Cristo-Rei (Almada). A Lua Cheia nasce a Este, enquanto o Sol se põem a Oeste. Esta figura foi obtida pela conjugação de 17 fotografias digitais. Esta foto vê-se muito melhor aqui.


Picture of the day – 7 de Junho de 2009;
Fotografia tirada logo após o pôr-do-sol, a 4 de Junho, mostra a Lua em quarto crescente (no centro da figura). Ao fundo vê-se Lisboa e os montes de Sintra.


Picture of the day – 24 de Março de 2007;
Fotografia tirada a 20 de Março de 2007 apresenta a Lua em quarto crescente sobre a ponte 25 de Abril. O ponto brilhante no topo da fotografia é Vénus. Vénus só é visível durante do nascer-do-sol ou durante o pôr-do-sol. Durante muito tempo pensou-se que Vénus correspondia a dois astros diferentes, chamados “estrela da manhã” e “estrela vespertina”.



Para poder ver todas as fotografias do Miguel Claro na NASA aceder aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário