sexta-feira, 2 de abril de 2010

Parabéns a Hans Christian Andersen!


A google celebra o 205ª aniversário de Hans Christian Andersen com um logo comemorativo de um dos seus contos mais famosos, A Polegarzinha.

Hans Christian Andersen nasceu a 2 de Abril de 1805, em Odense, Dinamarca e morreu em Copenhaga, a 4 de Agosto de 1875. Andersen queria ser actor e dramaturgo, mas foram os seus contos infantis que o tornaram famoso em todo o mundo. Embora Anderson se tenha baseado muitas vezes em personagens reais e do folclore dinamarquês, os contos que escreveu saíram directo da sua imaginação.


Em 1835 Andersen edita as primeira e segunda partes de um livro de contos infantis, “Contos de fadas contados a crianças”, contendo entre outros os contos "A Princesa e a ervilha" e "A Polegarzinha". Em 1837 é editada a terceira e última parte deste livro, com os contos "As Roupas Novas do Imperador" e "A Pequena Sereia".



Outros contos infantis famosos de Andersen são “O Patinho Feio” (1843) “o Valente Soldadinho de Chumbo” (1838), “A Rapariguinha dos Fósforos” (1847), “O Rouxinol” (1843) e “A Rainha da Neve” (1845).

Entre 6 de Maio e 14 de Agosto de 1866 Andersen esteve em Portugal. A sua passagem por Portugal esteve integrada numa viagem a vários países europeus (Bélgica, Espanha, França, Holanda e Suíça). Andersen esteve em Lisboa, Aveiro, Setúbal, Coimbra e Sintra, e, em geral, parece ter ficado bem impressionado com o que viu. A imagem à direita é uma reprodução de parte um desenho feito por Andersen do Aqueduto das Águas Livres. O texto seguinte refere-se a este aqueduto.

“Nos diversos cambiantes de luz, quando as nuvens suspendiam o seu véu de chuva sobre a terra, quando o sol luzia num céu límpido, ao entardecer, quando o matiz brilhante do arco-íris se espelhava no céu, como ainda iluminado pelo luar, o aqueduto era uma imagem majestosa e imponente que dominava toda a paisagem”.

Andersen escreveu um livro sobre a sua viagem a Portugal, editado ainda em 1868. Também fez referencia à viagem por Portugal em cartas publicadas em jornais e em outros livros. Andersen referiu ainda que vários locais que visitou em Portugal serviram de inspiração para alguns contos e poesias.

Hans Cristian Andersen era exímio na arte de recortar figuras em papel. Era o “cortador de papel” mais famoso na Escandinávia, tendo um papel importante na popularização desta forma de arte. Transportava sempre consigo uma pequena tesoura e diz-se que era comum Andersen fazer um recorte de papel à medida que contava uma história. No final da história, Andersen desdobrava o papel e e mostrava o “desenho” ao público deslumbrado. Os recortes de papel apresentados neste post foram todos feitos por Andersen (guardados no museu dedicado a Andersen, em Odense).


(1) Este site, referente a uma exposição temporária sobre Andersen realizada em 2005 na Biblioteca Nacional apresenta imensa informação sobre o autor, incluindo uma extensa cronologia, a descrição da viagem de Andersen a Portugal e aguarelas feitas pelo autor.

(2) Este site apresenta um conjunto de histórias de Hans Cristian Andersen. As histórias são lidas por um narrador e ilustradas, podendo ser visto por crianças e pais. Também tem actividades extras, associadas aos contos.

Sem comentários:

Enviar um comentário